TEMOS UMA MISSÃO!

Minha foto
Rio de Janeiro, Estrada da Água Grande -453-Irajá, Brazil
Somos jovens escolhidos pelo Senhor! Com a missão de realizar tudo que Ele sonhou para nós. Buscamos o conhecimento através da sua Palavra revelada (BÍBLIA). Queremos ser chamados de "Obreiros aprovados"! Somos membros do Ministério Discipular em Irajá. JUNTE-SE A NÓS!

sábado, 6 de junho de 2009

OS DONS ESPIRITUAIS



OS DONS ESPIRITUAIS

Por Andréa Vieira


TEXTO ÁUREO:

“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil” (1 Co 12.7)INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos acerca dos Dons Espirituais derramado sobre a Igreja de Cristo. Desde sua decida no dia do Pentecostes o Espírito Santo vem capacitando a Igreja a anunciar o Evangelho com ousadia e intrepidez, concedendo seus Dons de maneira sobrenatural. Muitas pessoas confundem dom com talento. Mas existe uma grande diferença ente eles. Talento é uma aptidão natural; habilidade; capacidade humana natural. Enquanto que o Dom, vem da palavra grega “carisma” – significa habilitação do favor e da graça de Deus. Os dons espirituais não são para ser usados para os nossos deleites , mas para o enriquecimento da nossa vida cristã.



I. DONS CARISMÁTICOS

Os Dons Espirituais são capacitações concedidas por Deus, de forma sobrenatural, aos cristãos, para instruir e trazer novas almas para o corpo de Cristo (Igreja) e viabilizar seu ministério (1 Co 12:7-11).
Esses Dons são outorgados pelo Espírito Santo a Igreja, com a finalidade de aperfeiçoar os Santos para o desempenho da obra de Cristo.
Os Dons carismáticos podem operar em conjunto de diferentes maneiras. Estas manifestações do espírito são de acordo com a vontade do mesmo, ao surgir a necessidade, e também conforme o anelo do crente na busca dos Dons. Não significa que uma pessoa que possui dons espirituais está sendo totalmente aprovada por Deus.
Dons espirituais e Fruto do Espírito não são as mesmas coisas. O dom é pra ser utilizado na Igreja enquanto que o Fruto do espírito é uma questão de caráter e santificação.

II. CLASSIFICAÇÃO DOS DONS

Paulo enumera nove dons que podem ser divididos em três categorias (variedades de dons):

• Dons de Revelação (dons de saber) – Aqueles que concedem poder para saber sobrenaturalmente. EX: palavra de sabedoria; palavra de conhecimento e discernimento de espírito.

• Dons de poder – Aqueles que concedem Poder para agir sobrenaturalmente. EX: Fé; dons de curar e operação de milagres.

• Dons de inspiração (manifestação verbal) - Aqueles que concedem Poder para falar sobrenaturalmente. EX: Variedade de línguas; interpretação de línguas e profecia.

III. DONS DE REVELAÇÃO (SABER)

a) Palavra da sabedoria (1 Co.12.8)
Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobrenatural do E.S . Tal mensagem aplica a revelação da Palavra de Deus ou a sabedoria do Espírito santo a uma situação ou problema específico (At.6.10; Cl 2.2-3).
b) Palavra do Conhecimento ou Ciência (! Co. 12.10).
Trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo Espírito Santo, revelando conhecimento a respeito de pessoas, de circunstâncias, ou de verdades bíblicas. Freqüentemente, este dom tem estreito relacionamento com o de profecia. (At 5.1-10; 1 Co 14.22-25).

c) Discernimento de Espíritos (1 Co 12.10)
Trata-se de uma dotação especial dada pelo Espírito, para o portador do dom de discernir e julgar corretamente as profecias de distinguir se uma mensagem provém do E.S ou não.

IV. DONS DE PODER

a) DOM DA FÉ ( 1 Co 12.9)
Trata-se de uma fé sobrenatural especial comunicada pelo Espírito santo, capacitando o crente a crer em Deus para a realização de coisas extraordinárias e milagrosas. É a fé que remove montanhas ( 1 Co 13:2)
Exemplos da operação deste dom: 1 Rs 18:33-35; At. 3:1-6; Mt. 9.20,21.

b) DONS DE CURAR (1Co 12.9)
Esses dons são concedidos à Igreja para a restauração de saúde física, por meio de divinos e sobrenaturais ( Mt 4.23-25; 10.1; At 3.6-8; 4:29,30). Os dons de curar não são concedidos a todos os membros do corpo de Cristo ( 1 Co 12.11,30), todavia, todos eles podem orar pelos enfermos.

c) OPERAÇÂO DE MILAGRES (1Co 12.10)
Trata-se de atos sobrenaturais de poder, que intervêm nas leis da natureza. Os milagres em Éfeso são uma ilustração da operação deste dom (At. 19:11,12; 5:12-15).

V. DONS DE INSPIRAÇÂO (manifestação verbal)

a) VARIDADE DE LÍNGUAS ( 1 Co 12.10)
O falar em outras línguas como dom abrange o espírito do homem e o Espírito de Deus, que entrando em mútua comunhão, dá ao crente a comunicação direta com Deus.
Línguas estranhas faladas no culto devem ser seguidas de sua interpretação, também pelo Espírito.

b) INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS ( 1 Co. 12.10)
Trata-se de capacidade concedida pelo Espírito santo, para o portador deste dom compreender e transmitir o significado de uma mensagem dada em línguas( 1Co . 14.6,13,26).

c) PROFECIA (1Co 12.10)
A profecia é a expressão vocal inspirada pelo Espírito de Deus. A profecia bíblica pode ser mediante a revelação, na qual o profeta proclama uma mensagem previamente recebida por meio de um sonho, uma visão ou pela Palavra do Senhor. O dom de profecia, hoje, não tem a mesma autoridade canônica das escrituras que são infalíveis.


CONCLUSÃO

Todos os Dons Espírituais são necessários e imprescidíveis tanto para a Igreja como um todo como para os seus membros em particular. Por isso devemos buscar com zelo os dons espirituais. Afinal, eles são um grandiosa dádiva da Graça divina ao nosso dispor.

REFERÊNCIAS


Bíblia Pentecostal CPAD
Lições Bíblicas – 2º trimestre de 2009

2 comentários:

  1. Q LEGAL CASAL NOVO NO PEDAÇO,RSRS BELA FOTO ,KKK

    ResponderExcluir
  2. O Sebhor Jesus tem nos revelado 9 dons espirituais que entendemos assim:Sabedoria, ciencia ou conhecimento,fé,dons de curar,maravilhas ou operação de milagres, profecia, dicernimento de espiritos,linguas estranlhas ou variedades de linguas,interpretação.dados a cada um segundo desejo do ES. de Deus, para edificação da igreja que é corpo de Cristo. E somos abençoados a cada manifestação do ES.Entendemos também que não existe dons de inspiração e nem de poder, no dom de ciència engloba a revelação , visão e profecia, da uma analizada no capitulo 12 1° corìntios .resolvi fazer este comentário para edificação de nossas vidas pois sabemos que todo aquele que conhece e pratica a palavra de Deuse caminha para a ternidade que sabemos estar muito próxima. A paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir

BEM VINDO AO J.SABIOS!
SINTA-SE A VONTADE AO FAZER SEUS COMENTÁRIOS!
DEUS O ABENÇOE!!!!!