TEMOS UMA MISSÃO!

Minha foto
Rio de Janeiro, Estrada da Água Grande -453-Irajá, Brazil
Somos jovens escolhidos pelo Senhor! Com a missão de realizar tudo que Ele sonhou para nós. Buscamos o conhecimento através da sua Palavra revelada (BÍBLIA). Queremos ser chamados de "Obreiros aprovados"! Somos membros do Ministério Discipular em Irajá. JUNTE-SE A NÓS!

domingo, 23 de agosto de 2009

A nossa eterna Salvação



A NOSSA ETERNA SALVAÇÃO

INTRODUÇÃO

Nesta lição, abordaremos os aspectos da nossa eterna salvação. O apóstolo João mostra como a salvação é efetuada na vida do cristão. Analisando o contexto das Escrituras, podemos observar o desenvolvimento, o processo, a ação do Espírito Santo e a obtenção da salvação.”Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” (I Jo 5:10-13).

I - O QUE É A ETERNA SALVAÇÃO?

1.1- Conceito -
é a grande obra espiritual de Deus com relação ao homem. O termo no Grego significa “Soteria” que significa salvação. A salvação é um processo de redenção mediante a morte expiatória de Jesus Cristo, através da operação interior do Espírito Santo na vida do crente (Rm 8:14-17). É tirar ou procurar tirar alguém de um fardo, opressão ou perigo.

1.2- No A. T. -
A salvação era um livramento imediato e também como um livramento futuro da condenação eterna. A palavra salvação aparece 78 vezes no A.T. “Porém Israel é salvo pelo Senhor, com uma eterna salvação; por isso não sereis envergonhados nem confundidos em toda a eternidade (Is.45:17) “Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim “(Is. 45:21;Gn. 49:18; Sl.3:8; Sl.27:1; Is.56:1).”Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver”(Ex.14:13). Estes textos mostram que, até esse momento, Israel tinha a certeza de sua salvação temporal, Deus salvaria dos seus inimigos. Nesse ponto, Isaías fala da salvação eterna com Deus .

1.3- No N. T. -
A salvação é concedida pela graça de Deus, através de Jesus Cristo, pela morte e redenção sacrificial na cruz do calvário”Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,(Tt. 2:11;Jo 3:16;Ef. 2:8; Lc. 19:9; Jo 4:22; At. 4:12; Hb 9:28).

II- A NECESSIDADE DA SALVAÇÃO

A salvação é necessária -
desde a queda do homem no jardim do éden , pois o pecado afastou o homem da presença de Deus. “E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me”(Gn 3:10). A partir do momento que o homem se afastou de Deus, fez-se necessário um novo resgate e Deus providenciou o seu filho para resgatar a humanidade do pecado.”Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer”(Rm.3:10).

Aplicação da Salvação -
O homem precisa reconhecer que é um pecador, e se arrepender de seus pecados. Nossa redenção está em Cristo Jesus, porém João mostra que o filho de Deus nos garante a vida eterna (I Jo 5:11-13). “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna (Jo 3:16). João exorta que todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo (I Jo 5:4). Jesus nunca prometeu que seria fácil obedecê-lo. Mas o trabalho árduo e a autodisciplina de servir a Cristo não consiste em um fardo para aqueles que o amam. E se nossa carga começar a parecer pesada, podemos sempre confiar em Cristo para nos ajudar a suportá-la (Mt 11:28-30).

III- CONDIÇÕES PARA A SALVAÇÃO

Deus exige do homem o arrependimento, “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (Mt. 4:17). Deus o recebe atrvés de Jesus que dispensa das bênçãos da eterna salvação do Evangelho da graça. As Escrituras apresentam o arrependimento, a fé e a conversão como condições da salvação (Mar. 16:16; At. 2:38; 3:19;16:31; 22:16). Vejamos o significado de cada uma delas:

3.1 Arrependimento -
É a forma de perceber e depois mudar de mente ou próposito. No Grego “metanóia”, significa uma mudança de idéia, é ter a tristeza pelo ato de pecar, buscando arrepender-se e com o esforço de não mais praticá-lo. “Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento” (Lc 5:32). Arrependimento era a mensagem dos profetas no A.T. (Dt. 30:10; II Rs.17:13), também foi o ponto alto da pregação de João Batista (Mt. 3:2; Mc.1:15) de Jesus Cristo (Mt. 4:17;Lc.13:3,5), do doze discipúlos (Mc.6:12), Pedro em particular no dia de Pentecostes (At. 2:38; 3:19). A mudança dispensacional não tornou desnecessário o arrependimento em nossos dias; é definitivamente uma ordem a todos os homens ( At. 17:30).

3.2 - Fé -
No hebraico significa buscar refúgio, é um ato de crer e confiar.(Rt.2:12; se apoiar (SL.56:3); esperar em (Jó. 35:14), Já no Novo Testamento, a fé é a condição estabelecida por Deus a todos aqules que se aproximam de Deus. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hb.11:6). Fé é um dom de Deus ( Rm. 12:3, II Pe. 1:1), no lado humano a fé é produzida pela Palavra de Deus( Rm. 10:14,17; Jo 5:47; At.4:4) “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”(Ef.2:8).

3.3- Conversão -
É o ato de abandonar o pecado, buscando viver uma vida de regeneração e tranformação pelo Poder de Deus. “Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo “(At. 20:21).

IV- QUAIS OS REQUISITOS PARA DESENVOLVERMOS A SALVAÇÃO?

• Ser guiados pelo Espirito Santo -
É ter uma vida dirigida pela Espirito Santo, através de uma vida submissa a vontade de Deus. ” Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.”(Rm 8:14). “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim (Gl.2:20).

• Ser moldado pela regeneração-
Somos nascidos de Deus quando o Espirito Santo vive em nós e nos dá a vida que está em Jesus. Nascer novamente é mais do que um novo começo, é um resnascimento, é receber um novo nome familiar baseado na morte de Cristo por nós.(Jo 3:1-15). “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Rm. 12:2).

• Manter-se puro-
Significa manter-se moralmente correto, livre da corrupção do pecado. Deus nos purifica, porém devemos fazer a nossa parte, andar moralmente corretos e termos comunhão com Deus. “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações “(Tg. 4:8). Uma vida de comunhão com Deus (Gn.5:24; Gn.6:9; Js. 14:8; Dn.9:13).

• Afastar-se do pecado -
Viver de acordo com a Palavra de Deus, uma vida santa “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério pela presença do Senhor .”(At 3:19; Ap. 2:5-6; I Pe 3:11-12).

V - PERSONAGENS NA BÍBLIA QUE ENCONTRARAM A SALVAÇÃO

• Zaqueu - Um chefe de publicanos e rico teve um encontro com Jesus, o autor da eterna salvação (Lc.19:9).

• Nicodemos- O príncipe dos Judeus teve uma experiência do novo nascimento. (Jo 3:16-18).

Mendigo cego - Bartimeu clama ao Senhor pedindo uma cura e recebe a salvação (Mc.10:50-52).

• O filho pródigo - O grande amor de Deus procura encontrar os pecadores (Lc. 15:24-27).

• A mulher do fluxo de sangue - Aquela mulher toca nas vestimentas de Jesus, em seguida é curada e salva, pelo poder de Deus (Mc. 5:34).

• Mulher adúltera - Jesus interroga seus discípulos, a respeito do pecado da mulher, porém Jesus a perdoa (Jo 8:10-11). • As crianças - Jesus recebeu bem as crianças, porque elas têm o tipo de fé e confiança necessário para entrar no Reino de Deus. (Lc. 18:15-17).

• Todas as nações - A salvação é para todas as nações, não apenas para os israelitas (Is. 45:22; At.17:30).

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos que a nossa salvação é concedida pela graça redentora de Cristo. E que a salvação, é espiritual e eterna concedida imediatamente por Deus aos que crêem no Senhor Jesus Cristo: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.”( Jo 3:36), o filho de Deus, que nos justifica pela sua redenção. “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.”(Gl 2:16).

REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, João Ferreira de, 1995- Bíblia de Estudo Pentecostal, Ed. Revista e Corrigida. CPAD.
OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de, - As Grandes Doutrinas da Bíblia. Rio de Janeiro, CPAD, 1987.
STANLEY,M. Horton. 1996, Teologia Sistemática. Rio de Janeiro, CPAD, 1996.
R. N. CHAMPLIN, Ph.D, O Novo Testamento Interpretado-Versículo por versículo. Ed. Hagnos, 2002.


Material retirado do site: http://www.redebrasildecomunicacao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO AO J.SABIOS!
SINTA-SE A VONTADE AO FAZER SEUS COMENTÁRIOS!
DEUS O ABENÇOE!!!!!