TEMOS UMA MISSÃO!

Minha foto
Rio de Janeiro, Estrada da Água Grande -453-Irajá, Brazil
Somos jovens escolhidos pelo Senhor! Com a missão de realizar tudo que Ele sonhou para nós. Buscamos o conhecimento através da sua Palavra revelada (BÍBLIA). Queremos ser chamados de "Obreiros aprovados"! Somos membros do Ministério Discipular em Irajá. JUNTE-SE A NÓS!

domingo, 20 de setembro de 2009

A SEGURANÇA EM CRISTO

A Segurança em Cristo
por
Andréa Vieira

INTRODUÇÃO

No momento em que nos tornamos cristãos, recebemos o Espírito Santo. A Presença de Deus em nossa vida é a prova de que realmente pertencemos a Ele. Deus promete estar conosco em todos os momentos, nos concedendo poder para curar, expulsar os demônios e sermos vitoriosos contra as astutas ciladas do inimigo de nossas almas, também derrama sobre nós o poder de amar e com esse amor contribuir para o crescimento da Igreja de Cristo. E no final de tudo nos agracia com a eternidade.
O dia do juízo será uma ocasião em que todas as pessoas estarão diante de Cristo e serão responsabilizadas por suas ações. Com Deus vivendo em nós através de Cristo, não temos nenhuma razão para temer este dia por que fomos salvo do castigo, estamos seguros em Cristo. Podemos esperar ansiosamente este momento que significará o início de um relacionamento face a face com Jesus Cristo.

LEITURA EM CLASSE : 1 João 5.13-21

VERDADE PRÁTICA : " Através de sua maravilhosa graça, Deus, mediante Nosso senhor Jesus Cristo, concedeu-nos a vida eterna e a segurança de um viver pleno por intermédio da fé"

O QUE É "VIDA ESTERNA”?

Em oração a seu Pai, Jesus Cristo disse: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3, NVI) Estas palavras mostram que a vida eterna não equivale simplesmente a uma existência eterna ou sem fim, um mero prolongamento perpétuo da vida. A qualidade distintiva dessa vida é um relacionamento constante com Deus e com seu filho amado, de modo que é algo muito maior e enriquecedor do que a simples existência sem fim.

Desse modo, comentando João 17:3, The Expositor’s Bible Commentary diz:

A segunda frase define a natureza da vida eterna. Ela não é descrita em termos cronológicos e sim no aspecto do relacionamento. A vida é o envolvimento ativo com o ambiente ... tanto o físico como o interpessoal. A mais elevada espécie de vida está relacionada com o mais elevado ambiente. Para a mais completa realização de nosso ser, devemos conhecer a Deus. Isto, segundo Jesus, constitui a vida eterna. Ela não só é infinita, já que o conhecimento de Deus requereria uma eternidade para se desenvolver plenamente, como também, em termos qualitativos, ela deve existir numa dimensão eterna.

Conhecermos ao Pai como o único Deus verdadeiro inclui sermos exclusivamente devotados a Ele, amando-o, esforçando-nos a fazer o que lhe agrada, acreditando em seu profundo amor e terno cuidado para conosco, inclusive quando enfrentamos provações severas, confiando em sua palavra, e buscando sua ajuda, orientação e consolo. (Provérbios 3:5, 6; 30:5, 6; Mateus 4:10; 22:37; 2 Coríntios 1:3, 4; Hebreus 12:7-10; 3:5, 6; Tiago 1:5; 1 Pedro 4:1, 2; 5:7) “Deus é amor”, porque o “amor” resume tudo o que ele é em seu próprio íntimo. Por isso, conhecê-lo significa amar como ele ama, ser compassivo como ele é compassivo, e misericordioso como ele é misericordioso. (Mateus 18:21-35; Lucas 6:36; Tiago 2:13; l João 4:16, 20, 21).


Entretanto, conhecer ao Pai no sentido de ter um relacionamento com ele é impossível, sem conhecer também a Jesus Cristo como aquele a quem o Pai enviou ao mundo da humanidade para que nossos pecados pudessem ser perdoados à base da fé no valor da morte sacrificial de seu Filho. (João 3:16-18; 5:36-40; 6:29; 7:28, 29; 10:36; 11:42; 17:8, 20-26; 1 João 2:1-5; 3:23) Novamente, João escreve:

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. - 1 João 3:16, NVI.

Sem o Filho não poderíamos chegar a conhecer realmente ao Deus de amor. Jesus refletiu perfeitamente o amor de seu Pai e sempre se deleitou em fazer a vontade dele. (João 8:29; 15:9-13) Por isso, rejeitar o Filho significaria rejeitar o Pai. Conforme Jesus Cristo disse a certos homens que se recusaram a acreditar nele e que procuravam matá-lo: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.” (João 8:42, NVI) Por outro lado, todos aqueles que reconhecem que Jesus foi enviado pelo Pai e têm fé nele como o Filho de Deus, que deu sua vida por eles, em vez de permanecerem como pecadores condenados com a morte em perspectiva, ganham a posse de uma nova vida como filhos amados de Deus e irmãos de Cristo. (Mateus 25:31-45; Hebreus 2:10-18; 1 João 3:1) A manifestação externa de sua fé é uma vida que se harmoniza com o exemplo e os ensinos do Filho de Deus, demonstrando assim que de fato o conhecem. (Mateus 7:21-25; Lucas 6:46; João 13:13-17, 34, 35; Romanos 15:1-6; 1 Pedro 2:20-24; 1 João 2:6).

Uma vez que é possível aos humanos terem um relacionamento aprovado com o Pai e seu Filho à base de sua fé em Cristo, as Escrituras falam da vida eterna como uma possessão atual. As seguintes palavras foram dirigidas aos crentes: “E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.” (1 João 5:11-13, NVI)

Porém, os crentes não desfrutarão da vida eterna em sua plenitude até que se encontrem em estado imaculado, com seus corpos transformados na semelhança do corpo glorioso do Filho de Deus. (Filipenses 3:20, 21; 1 João 3:2, 3) Naquele tempo, eles refletirão perfeitamente o amor do Pai e do Filho. Então eles conhecerão a Deus e a seu Filho no mais pleno sentido, e essa maravilhosa relação de serem filhos aprovados de Deus e irmãos de Cristo continuará por toda a eternidade. Jesus deu esta garantia aos que desejassem abandonar todas as coisas para serem seus leais seguidores: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.” (Marcos 10:29-31, NVI).


BARREIRAS QUE IMPEDEM QUE NOSSA ORAÇÃO SEJA BEM SUCEDIDA

Nosso Deus nos exorta em sua Palavra a orar sem cessar I Ts 5:17 - Orai sem cessar. Ele também promete responder nossas súplicas a todo momento Lucas 11:9 E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;Se Deus não tivesse intenção de responder, não nos exortaria a orar. Ele disse que qualquer pai que ama a seu filho sempre dá ou procura dar tudo o que o filho precisa.
Alguns fatores impedem que Deus responda as nossas orações, vejamos alguns:

RELACIONAMENTOS ERRADOS NA FAMILIA: 1 Pe 3:1-7 (maridos e esposas) Cl. 3:20 (filhos);
CONTENDA : Tg 3:16; 4:1 – Contenda significa briga, discussão. Contenda é agir movido pela falta de perdão. Pv 6:16-19. A ausência de contenda é a chave para afastar a confusão e o mal. No meio de contenda surgem conflitos egocêntricos na congregação e os causadores desta situação demonstram que não tem o Espírito de Deus ( Gl 5:19-21). Temos que pedir ao Espírito Santo par que venha forjar em nós o caráter de Cristo. Não pode haver competição pois cada membro é importante no corpo e cada um tem uma função e uma chamada específica.
PECADO : Is 59:1,2 e 2 Cr 7:14
O pecado faz separação entre nós e Deus.
O pecado destrói nossa comunhão com Deus, nossas relações com o próximo e finalmente nos destruirá.
Pecados Ocultos ou não confessados (Pv. 28:13) constituem barreiras à resposta às nossas orações. No Antigo Testamento o sacerdote se purificava antes de entrar no Santo dos Santos para não ser consumido (Êx. 29). A confissão é parate importante da oração para que a nossa comunicação não fique bloqueada. Muitas vezes por “pedras” que impedem o fluir nas nossas orações. Essas pedras podem ser: ódio, inveja, ressentimentos, medo, preocupações, aoto-piedade, desobediência, egoísmo, falta de perdão. Não subestime o pecado, por menor ou insignificante que lhe pareça, deve ser visto como pecado, reconhecido como pecado e confessado.
DÚVIDA E INCREDULIDADE – Tg 1:6, 7. Dúvida significa incerteza, indecis]ao, desconfiança. A Dúvida vem da ignorância a Palavra de Deus. Jo 1:43-46 “ de Nazaré pode vir alguma coisa boa?”; Mc 6:1-3 “ Não é este o filho do carpinteiro, filho de Maria?”
ESPÍRITO NÃO PERDOADOR – Mc 11:25; Mt 6:14,15; 5:23,24; 1 Co 11:28. Não podemos abrigar no nosso coração amargura ou ressentimentos contra qualquer que seja pois isto será impedimento para as nossas orações.
MOTIVAÇÃO ERRADA – Tg 4:3 . É pedir coisas a Deus com o propósito de satisfazer aos seus desejos. Deus não ouve oração se tivermos desejos egoístas e coisas contrárias a Palavra de Deus(Tg 4:3; 2Co 6:14,15). Se a motivação for correta não há limites para oração (sl. 37:3,4 e 143)
FALTA DE GENEROSIDADE – Pv. 21:13. Praticai o amor.

ORAÇÃO + PALAVRA DE DEUS + ESPÍRITO SANTO =
MANIFESTAÇÃO DE DEUS




Construindo...



REFÊRENCIAS

Contribuição Andréa Vieira
Bíblia Aplicação Pessoal - CPAD
http://www.commentarypress.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO AO J.SABIOS!
SINTA-SE A VONTADE AO FAZER SEUS COMENTÁRIOS!
DEUS O ABENÇOE!!!!!