TEMOS UMA MISSÃO!

Minha foto
Rio de Janeiro, Estrada da Água Grande -453-Irajá, Brazil
Somos jovens escolhidos pelo Senhor! Com a missão de realizar tudo que Ele sonhou para nós. Buscamos o conhecimento através da sua Palavra revelada (BÍBLIA). Queremos ser chamados de "Obreiros aprovados"! Somos membros do Ministério Discipular em Irajá. JUNTE-SE A NÓS!

sábado, 20 de junho de 2009

AJUDA AOS NECESSITADOS



AJUDA AOS NECESSITADOS (a contribuição cristã)

TEXTO: 2 Co 8 e 9

INTRODUÇÃO

A prática de ter tudo em comum (At. 4.32) foi abandonada muito cedo na história da Igreja. Aquele sistema, muito belo no seu devido lugra e época, foram passando quando o desenvolvimento da Igreja o tornou impraticável. Mesmo assim a benevolência cristã continuou a se manifestar de várias maneiras. Foi vista na comunhão entre as seções judaica e gentia da Igreja. Os gentios tinham sido pobres espiritualmente, “não tendo esperança, e sem Deus no mundo” (Ef 2.12). os pregadores judeus estavam pobres em coisas materiais, e os cristãos gentios expressavam a sua gratidão ao trazer-lhes ajuda financeira. Esse foi um dos argumentos de Paulo, o apóstolo, enquanto levantava oferta em prol dos cristãos necessitados da Judéia (Rm 14.26,27). O objetivo de levantar a oferta era duplo: primeiro ,era aliviar o infortúnio financeiro dos santos judeus; segundo, fortalecer os vínculos de comunhão entre os cristãos judeus e gentios.
Tiraremos nosso estudo daqueles capítulos de segunda Coríntios nos quais Paulo apela aos coríntios para contribuírem para esse fundo específico. O capítulo seguinte é um resumo dos pensamentos dominantes daqueles. Paulo como que diz: “ a um ano vocês me transmitiram a certeza que dariam uma oferta liberal aos santos judeus necessitados, de tal maneira que, em todos os lugares estou apontando vocês como um exemplo de generosidade dizendo: ‘faz um ano que a Acaia está pronta’ . agora estou enviando Tito e outros companheiros, afim de receberem as mesmas ofertas. Por favor, estejam prontos com a contribuição: pense como será embaraçoso para mim se vocês não se comportarem à altura daquilo que tenho dito obre vocês. Digo isso não somente por mim, porque não tiro lucro disso, nem somente por cauã dos necessitados da Judéia, que darão graças a Deus por esse sinal do seu amor cristão, mas também por amor a vocês, para que possam ceifar a benção que Deus prometeu àquele que dá com alegria”.
Nosso tópico será: a contribuição cristã- sua origem, sua natureza, sua expressão sua recompensa.


I- A ORIGEM DA CONTRIBUIÇÃO CRISTÃ (2Co 8.1)

Nesse verso, Paulo conta aos coríntios acerca da extrema liberalidade dos Macedônios (as igrejas de Filipos, Tessalônica e Beréia); era sua prática despertar o zelo de uma igreja citando o exemplo de outra ( 2 Co 9.2). Ressalta o fato de que sua generosidade era prova da graça que recebiam do Espírito Santo ( cf. At 4.33,34). Seja qual for o sistema financeiro operante de uma igreja , é a graça de Deus trabalhando em seus corações que inspirará a liberalidade. A vários tipos de graça: a graça preventiva, que trás o pecador para Deus; a graça salvadora, que o transforma em filho de Deus; a graça cooperadora, que ajuda o crente na vida de santidade e a graça sustentadora que o ajuda a passar por provações e tristezas. A também a graça de dar, mediante o que a realidade do Espírito inspira os cristãos com liberalidade.

II- A NATUREZA DA CONTRIBUIÇÃO CRISTÃ ( 2 Co 8.2 – 5)

Paulo desperta o zelo dos coríntios ao citar o exemplo da Macedônia, cuja a beneficência era:

1. ABNEGADA. O verso 2 tem sido interpretado: “no meio de uma severa provação de
dificuldade, sua alegria abundante e sua profunda pobreza juntamente derramaram uma inundação de rica generosidade”. Essas igrejas tinham problemas financeiros próprios:havia exércitos estrangeiros ocupando o país, e conseqüentemente havia muita pobreza. Além disso, estavam sofrendo severa perseguição por parte de seus patrícios, e isto afetaria os que faziam negócios ou eram empregados dos pagãos. A despeito de tudo isso, porém, tinham boa vontade em participar dos fardos dos outros, cumprindo assim a lei de Cristo . A graça de Deus lhes deu força para agüentar mais esse fardo. O verso um tem sido traduzido: “ora, quero lhes contar, irmãos, a cerca do dom gracioso que ele deu às igrejas da Macedônia - o dom da generosidade”.

2- ESPONTÂNEA. “Deram voluntariamente”. As pressões externas podem levar as pessoas a contribuir com relutância, mas depois se sentem como o indivíduo estonteado, que vai sarando do choque causado pelos poderes quase hipnóticos da eloqüência mágica de um vendedor de alta pressão! No caso dos Macedônios, não se tratava de pressões externas, mas do amor de Deus vindo de dentro, que os levava a contribuir.

3- SINCERA. “Pedindo-nos com muitos rogos a graça e a comunicação desse serviço, que se fazia para com os santos”. Podem ser pleiteadas muitas desculpas – a falta de conhecimento pessoal dos santos judeus, suas próprias obrigações, a caridade começa em casa etc. A despeito de tudo, deram com uma literalidade que deixou Paulo atônito, por certo, Paulo, conhecendo a sua pobreza e o tamanho da oferta, deve ter dito: ”amigos, vocês não podem ofertar uma soma tão grande”. Esses crentes pobres, porém, insistiram para que ele aceitasse o dinheiro. Por quê? Consideravam que era um privilégio contribuir, tinham a graça da generosidade.

4- ESPITITUAL. ( v. 5). A oferta era uma expressão da sua inteira consagração à vontade de Deus. Tendo entregue tudo a Deus, foi-lhes fácil dar uma parte. A dádiva deles era um ato da propriedade mais alta, em que eles como sacerdotes espirituais que pertenciam a Deus, apresentavam sua contribuição como reconhecimento de que a Deus pertencia tudo (cf. 1 Cr 29.24-18; Hb 13.16). Algumas pessoas podem imaginar que uma oferta é uma intrusão das coisas seculares nas coisas sagradas; na verdade, porém a oferta deve fazer parte do culto tanto quanto à oração e à benção.
Os macedônios não somente deram o seu dinheiro, como deram a si mesmos aos apóstolos como seus ajudadores. A sua consagração incluía dar o seu tempo e a sua energia e não somente seu dinheiro.

III- SEU EXEMPLO (2 Co 8.6-9)

1. EXEMPLO DOS MACEDÔNIOS. O sucesso da coleta na macedônia induzira Paulo a enviar Tito para Corinto para iniciar uma coleta ali também. A liberalidade cristã é um meio de graça, no sentido de obter o favor divino para conosco (At 20.35).

2. O EXEMPLO DE CRISTO (v.9).. O Apóstolo Paulo descortina o supremo motivo para a contribuição cristã – o exemplo de Cristo. “Para que pela a sua pobreza vos tornásseis ricos”. Através da sua humilhação, Jesus fez com que as riquezas de Deus estivessem disponíveis a todos. Levou nossos pecados sobre os seus ombros para que nós nos tornássemos santos. Foi feito maldição para que nos fôssemos abençoados. Sofreu a morte, a fim de que nós pudéssemos viver para sempre. Sofreu as tristezas da terra, a fim de que nós pudéssemos desfrutar das alegrias do céu.

IV. SUA EXPRESSÃO (2 Co 9.6-8)

Quais são algumas das características da contribuição cristã?

1. LIBERALMENTE (v.6)
2. COM BOA VONTADE. “cada um contribua segundo o seu coração”.
3. COM ALEGRIA. “não com tristeza ou por necessidade”

V. SUA RECOMPENSA ( 2 Co 9.7,8)

1. APROVAÇÃO DIVINA . “Deus ama quem dá com alegria”. O Senhor vê o seu próprio caráter refletivo naquele que dá com alegria e generosidade, pois Ele é um Deus galardoador.

2. A PROVISÃO DIVINA (v.8). Deus é fonte de bênçãos ilimitadas. A fonte da graça de deus flui, a fim de que as nossas necessidades sejam plenamente supridas.Deus nos concede a sua graça, a fim de que nos tornemos uma benção para os outros “a fim de que...superabundeis em toda a boa obra”.

CONCLUSÃO

Quando uma pessoa está vivendo na graça de Deus? Quando tem prazer em fazer aquilo que deve fazer. Quando uma pessoa gosta de contribuir porque ama a Deus, então, para ela, o dar é uma graça. Dá não primariamente à igreja ou ao indivíduo, mas a Deus.


REFERÊNCIAS

PEARLMAN, MYER . Epístolas Paulinas. Cpad.2005

Um comentário:

  1. Amados...
    Obrigado pelo comentário sobre ajuda aos necessitados, me ajudou pra aula que apresentarei amanhã na EBD. É isso ai a palavra de Deus é pra ser compartilhada, nosso grande privilégio...
    Salmos 37:30
    Carlos Costa

    ResponderExcluir

BEM VINDO AO J.SABIOS!
SINTA-SE A VONTADE AO FAZER SEUS COMENTÁRIOS!
DEUS O ABENÇOE!!!!!