TEMOS UMA MISSÃO!

Minha foto
Rio de Janeiro, Estrada da Água Grande -453-Irajá, Brazil
Somos jovens escolhidos pelo Senhor! Com a missão de realizar tudo que Ele sonhou para nós. Buscamos o conhecimento através da sua Palavra revelada (BÍBLIA). Queremos ser chamados de "Obreiros aprovados"! Somos membros do Ministério Discipular em Irajá. JUNTE-SE A NÓS!

sábado, 12 de setembro de 2009

O AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO






TEXTO: 1 Jo 4.7-16


Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.12 Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.13 Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito.14 ¶ E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo.15 Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus.16 E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.


Introdução


Para a trdição joanina parece só existir um único mandamento que incluia todos os outros : "Este é o meu preceito: amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (15:12). '"Nisto conhecereis todos os meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros" (13,35). O autor da epístola também, embora, fale de mandamentos, traduz tudo em amor fraterno ( 3,22-24;4,21;5,3). O único mandamento especifico que ele pode citar é "amar-mos uns aos outros, como ele nos deu o mandamento" (3,23); " E este mandamento dele recebemos: aquele que ama a Deus, ame também a seu irmão" (4,21). É um "mandamento antigo, que recebeste desde o início" (2,7). O único pecado específico que o autor menciona é não amar os irmãos (2,9-11;3,11-18;4,20).


DEUS É AMOR
Deus nos deu a maior prova de amor, ao enviar seu filho unigênito para morrer vicariamente para nos rdimir dos pecados. Jesus também provou seu amor aceitando o plano da salvação.


A MANIFESTAÇÃO DO AMOR DE DEUS
o amor incondicional, imutável e perfeito de Deus é manifesto em Cristo. Deus nos escolheu primeiro. Na realidade nós não aceitamos a Jesus ,e sim, Jesus nos aceitou primeiro, nós apenas decidimos recebê-lo.
SEMÂNTICA DA PALAVRA AMOR
No Antigo Testamento – Amor é geralmente a tradução da palavra hebraica `ãhebh, que de toda maneira tem sentido tão lato como em português e indubitavelmente a palavra mais comum para toda a gama desse significado. Outros termos igualmente usados são dôdh e Ra`yâ (respectivamente para indicar amor apaixonado e seu objeto feminino, especialmente no livro de Cantares de Salomão). Yãdhadh (exemplo, Sl 127.2), hãshaq (exemplo, Sl 91.14), hãbhabh (somente em Dt 33.3), ‘ãghabh (exemplo, Jr 4.30, a respeito de amantes), e, finalmente, rãham (Sl 18.1).
No Novo Testamento – A palavra mais comum para todas as espécies de amor, no Novo Testamento é ágape agapaõ. Trata-se de uma das palavras menos comuns do grego clássico, onde expressa, em suas poucas ocorrências, aquela forma mais elevada e nobre de amor que vê algo de infinitamente precioso em seu objeto. Phileõ é o termo alternativo para agapaõ. É mais naturalmente empregado para indicar afeição íntima (Jo 11.3,36; Ap 3.19), e para indicar o prazer de fazer coisas agradáveis (Mt 6.5), ainda que haja considerável justaposição entre essas duas palavras.


OUTROS SIGNIFICADOS PARA A PALAVRA AMOR
A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.
A linguagem grega distingue diversos sentidos em que a palavra amor é usada. Por exemplo, o grego antigo tem a expressão philia, eros, ágape e storge. No entanto, com o grego como acontece com muitas outras línguas, tem sido historicamente difícil separar os significados das palavras totalmente. Ao mesmo tempo, o grego antigo em textos da Bíblia tem exemplos do verbo agapo sendo utilizado com o mesmo significado que phileo.
Ágape (ἀγάπη - agápē), amor em grego moderno, o termo agapo significa eu te amo. A palavra agapo é o verbo. Geralmente, refere-se a um puro, ideal tipo de amor ao invés de a atração física sugerida pelo eros. Ele também foi traduzido como "o amor da alma".
Eros (ἔρως - érōs) é amor apaixonado, com o desejo sensual e saudade. A palavra grega erota significa amor. Eros ajuda a alma recordar conhecimento de beleza, e contribui para uma compreensão da verdade espiritual. Amantes e filósofos são todos inspirados a procurar pela verdade no eros. Algumas traduções o descrevem como "o amor do corpo".
Philia (φιλία - philía), um virtuoso desapaixonado amor, era uma Conceito desenvolvido por Aristóteles. Inclui lealdade para com seus amigos, familiares e comunidade, e exige força, a igualdade e a familiaridade. Philia é motivada por razões práticas; uma ou de ambas as partes beneficiarem a relação. Também pode significar "o amor da mente".
Storge (στοργή - storgē) é o afeto natural, Como o sentimento de pais para filhos.


QUALIDADES DO AMOR
O amor é o solo onde são cultivadas todas as demais virtudes espirituais. (IJo 4.8)
O amor é a prova mesma da espiritualidade; e tem inicio na regeneração (IJo 4.7,8)
O amor é a principal característica da divina família de geração a geração. (João 14.21; 15.10).
O amor consiste de querer para os outros, aquilo que queremos para nós mesmos. É a dedicação ao próximo.
O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. (Rm 13.10)
O amor inspira e vitaliza a fé. (Gl 5.6).


AS DIMENSÕES DO AMOR AGAPE


A DIMENSÃO VERTICAL
Amor em direção a Deus - Amar a Deus é nosso maior dever e privilégio. Como devemos amar a Deus? De todo o nosso coração, alma, forças e entendimento! A palavra “coração”, como é usada na Bíblia, não se refere ao órgão físico que bombeia sangue em nosso corpo. Diz respeito ao nosso ser interior, envolvendo nosso espírito e alma. Devemos amar a Deus com toda a nossa mente, intelecto, vontade, força e emoções. Quando amamos a Deus com amor ágape, que é um aspecto do fruto do Espírito, também amamos tudo o que é dEle e tudo o que Ele ama. Amamos sua Palavra, seus filhos, sua obra, sua igreja, etc. Você tem o amor ágape em direção a Deus? O teste deste amor é a obediência. Jesus disse: "Se me amardes, guardareis [obedecereis] os meus mandamentos" (Jo 14.15). "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda [obedece], este é o que me ama" (Jo 14.21). "Se alguém me ama, guardará [obedecerá] a minha palavra... Quem não me ama não guarda [obedece] as minhas palavras" (Jo 14.23,24).


A DIMENSÃO HORIZONTAL
Amor em Direção ao próximo - É o Espírito Santo que produz o fruto do Espírito em nós, que nos capacita a cumprir o segundo maior mandamento da lei: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Lv 19.18). Em sua primeira epístola, o apóstolo João enfatizou a importância do amor em direção a outras pessoas: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” (IJo 4.7,8,12,20).


A BÍBLIA ENSINA A AMAR
A Deus - "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." (IJo 4.8); (Dt 6.5).
Ao Próximo - "E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo." (Lc 10.27; Gl 5.14; Tg 2.8).
Aos Inimigos - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos persegue, (Mt 5.44; Et 7.10).
Aos Santos - amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. (Rm 12.10).
Á Família - Vós maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela. (Ef 5.25; ITm 5.8).
Aos Obreiros do Senhor - E rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. (ITs 5.12,13).


DEVEMOS AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
Porque Ele nos amou primeiro - O apóstolo afirma que nós só podemos amar a Deus porque Ele nos amou primeiro, ou seja, antes mesmo que viéssemos a existir, Ele já nos amou (IJo 4.19), pois, o amor é a própria natureza de Deus (IJo 4.8). O apóstolo Paulo corrobora também com esta declaração, quando diz: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. (Rm 5.8).
Porque é o maior mandamento na Lei - Certa ocasião um doutor da lei perguntou a Jesus: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mt 22.35-40). Portanto, amar não é apenas uma opção, e sim, um mandamento.


DEVEMOS AMAR AO PRÓXIMO A NÓS MESMO
Porque é um mandamento - Como já citamos no tópico anterior, amar ao próximo é o segundo mandamento na Lei (Mt 22.35-40). E o apóstolo João reitera este mandamento, quando diz: "E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento." (IJo 3. 23).
Porque é uma evidência do novo nascimento - João deixa bem claro que é impossível dizer que conhecemos a Deus, ou seja, que nascemos de novo, se não amarmos ao próximo. Ele diz: “Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (IJo 3.10; 4.20).


O AMOR DEVE SER VIVIVENCIADO POR OBRAS E POR VERDADE
O amor é um sentimento que envolve ação - A Palavra de Deus nos diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Jo 3.16; Rm 5.8). O próprio Jesus disse: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." (Jo 15.13). Assim, devemos demonstrar o nosso amor, uns para com os outros, não apenas de palavras, mas, principalmente, com ações. O apóstolo João diz: “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” (IJo 3.17,18). E, o apóstolo Tiago nos adverte dizendo: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.” (Tg 1.22).


O verdadeiro amor deve ser:


NÃO SÓ DE PALAVRAS – Existem pessoas que amam de palavras, porém é preciso ação, sentimento verdadeiro. Há uma exigência, há uma praticidade do verdadeiro amor. (IJo 2.1).
NÃO COM FINGIMENTO – Existem pessoas que amam aparentemente, porém a Bíblia nos diz que o amor seja sem hipocrisia (Rm 12:9; IPe 1.22).
NÃO COM HIPOCRISIA - Hipocrisia no hebraico significa: “hanep”, poluído, ímpio, no grego: “hypkrisis”, resposta de um ator. (IITs 2.1-3). É aquele que é demonstrado com fingimento ou por simulação.


CONCLUSÃO
Em Romanos 15.1-7, aprendemos que os crentes mais fortes devem ajudar os irmãos mais fracos e tentar fortalecer a sua fé. Concluímos que devemos seguir o exemplo de Cristo e tratar de agradar o nosso próximo e não a nós mesmos. Em definitivo, Paulo está ensinando no vs.7 que devemos receber os outros como Cristo nos recebeu.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


- Ministério Palavra Prudente
- Lições Bíblicas – CPAD
- I & II Coríntios – CPAD
- R. N. CHAMPLIN, Ph. D, O Novo Testamento Interpretado - Versículo por versículo Ed. Hagnos, 2002
- VINE, W.E MERRILF, WILLIAM, Dicionário Vine, CPAD, 1ª Ed. 2002
- Wikipédia
RETIRADO DO BLOG DO Dc DANIEL FILHO


R.E. BROWN - A Comunidade do discípulo amado - paulus








2 comentários:

  1. Tia desculpe, por te faltado amis uma vez! mais é que meu pai está meio doente. Aí não deu para eu ir! Beijão até a próxima ok? Mas pode me colocar para falar da próxima vez!

    ResponderExcluir
  2. Paz em Cristo jesus eu gostei muito do teu Blog é mo benção... ((Veja))www.blog-vidaprofetica.blogspot.com deixe um comentaria blz até logo valeuuuuu...

    ResponderExcluir

BEM VINDO AO J.SABIOS!
SINTA-SE A VONTADE AO FAZER SEUS COMENTÁRIOS!
DEUS O ABENÇOE!!!!!